ProdutividadeProfissão

Uma maneira simples e ágil de planejar o seu crescimento profissional

Às vezes é muito confuso planejar o crescimento de sua carreira. Experiências com empresas globais mais bem-sucedidas mostram que elas estão entre as que pouco investem no desenvolvimento de futuros talentos. Frequentemente, elas não são transparentes quanto às suas necessidades reais e são vagas quanto às opções de desenvolvimento mais eficazes.

O grande desafio é que você está competindo contra todos os indivíduos do seu setor que desejam ter um alto desempenho e sucesso. Se você desenvolver mais habilidades e competências mais rapidamente do que eles, você terá um desempenho melhor hoje, ganhará oportunidades para ter uma performance melhor no futuro e um ciclo virtuoso se iniciará. Então, como você pode traçar o caminho mais curto e certo para o sucesso na sua carreira profissional?

Em ascensão

As pesquisas sobre este aspecto são bem claras sobre como crescemos com mais sucesso: é uma combinação de aprendizagem no trabalho, social e formal, também conhecida como modelo 70-20-10. Este mantra derivado de pesquisa diz que cerca de 70% do seu crescimento profissional virá das experiências de trabalho que você tem, 20% virão de suas interações com os outros, e 10% virão da educação formal.

Pense no crescimento como um ciclo – realize com sucesso, receba feedback e volte a atuar de forma ainda melhor. As experiências impulsionam esse ciclo de progresso. Por isso, você precisa entender quais experiências são mais importantes e adquirir o maior número delas o mais rápido possível. Para começar, você precisa ser muito claro sobre o seu ponto de partida e destino desejado nessa jornada de desenvolvimento – um aspecto óbvio que muitas vezes acaba faltando em um plano de desenvolvimento.

Dois passos principais para crescer mais rapidamente são:

  • Determine o início (onde você está) e o fim (aonde desejar chegar).
  • Obtenha as experiências e crie um esquema de experiência pessoal.

Determine o seu início e o ponto de chegada

Vamos fazer uma analogia aqui; se você quiser rotas a partir do Google Maps, seu aplicativo solicitará duas informações: sua localização atual e o local desejado. Quanto mais precisamente inserir cada coordenada, maior será a probabilidade de chegar aonde você deseja ir usando a rota mais rápida possível. Seu processo de crescimento deve seguir exatamente o mesmo caminho, especificando claramente onde você está hoje e seu destino almejado.

O desafio para muitos de nós é que estamos desorganizados sobre nossa origem e destino final. Muitas vezes, pensamos que estamos começando em um ponto de partida e que atingimos o objetivo, mas que na verdade estamos a centenas de quilômetros de nossa meta.

Vejamos alguns exemplos de afirmações de (início) / para (ponto de chegada) –  uma descrevendo onde você está hoje e outra descrevendo seu próximo (não o último) destino:

De um colaborador individual que agrega valor por meio de conhecimento técnico e segue fielmente as instruções dos outros, para um líder de pessoas que cria uma estratégia clara e fornece resultados por meio de uma pequena equipe.

De um estrategista de negócios que pode parecer indiferente e desinteressado daqueles com menos conhecimento intelectual, para um gerente geral que alinha e inspira sua região através de conexões pessoais e demonstra um cuidado genuíno com as pessoas.

Estas declarações de / para são exemplos reais de executivos bem-sucedidos que fizeram um progresso tremendo quando suas necessidades foram identificadas. Ambos os líderes são agora CEOs – um de uma cadeia de varejo de US$ 10 bilhões e outro de uma empresa especializada em óculos.

Para traçar um crescimento na carreira de forma objetiva e de sucesso, você precisa validar algumas informações com alguns superiores e colegas de confiança, pedindo uma opinião extremamente sincera de onde você está e para onde deve ir. Para as pessoas entenderem o que você está buscando, se faz necessário exemplificar como foi feito anteriormente, e pedir-lhes para pensar sobre o seu estágio em que se encontra na carreira e até onde deveria ir. Diga-lhes para serem brutalmente honestos, porque a transparência deles permitirá que você cresça mais rápido.

Use seu ponto de partida para criar e traçar caminhos até o seu objetivo final. Quais desses objetivos e metas parecem ser mais diretos? Quais deixam você mais desconfortável? O quão longe você está para que seja possível alcançar sua meta? De quem é a opinião que você mais confia? Tendo tudo isso bem claro, agora você pode se concentrar em acelerar seu crescimento profissional.

Planejamento de carreira

 

Crie sua lista sobre referência de experiência pessoal

Como a proporção 70-20-10 diz que as melhores experiências aceleram seu desenvolvimento, você vai querer entender quais experiências vão construir sua carreira e, o mais importante, as poucas e mais poderosas experiências que podem lhe ajudar a conquistar seu objetivo na carreira profissional. Uma relação de experiências tanto pessoais quanto profissionais sempre atualizadas ajudará você a traçar seu caminho.

Ao fazer uma lista de experiências é possível identificar quais delas poderá realizar no período de dois a cinco anos para agregar valor à sua carreira. É um documento de planejamento prático de carreira que descreve como e o que precisará fazer para alcançar o seu melhor desempenho.

Existem dois tipos de experiências que irão acelerar o seu desenvolvimento – experiências funcionais e experiências de gestão. As experiências funcionais ajudam a torná-lo ótimo em algo, por exemplo: marketing, cadeia de suprimentos, P & D, programação. Eles permitem que você prove que é altamente competente no que faz. As experiências de gerenciamento ajudarão a provar que pode executar ou gerenciar uma variedade de situações desafiadoras. Você não é apenas um grande profissional de marketing em uma região, mas comprovou que pode liderar o marketing quando tem uma nova equipe, em uma situação de recuperação e em um lugar diferente.

Quando você atinge com sucesso com essas experiências desafiadoras, acaba comprovando para sua empresa que você é um líder versátil que merece uma chance com maiores desafios e responsabilidades. Você pode criar sua lista de experiência pessoal depois de:

  • Entreviste especialistas de sua área. Os melhores e mais brilhantes profissionais de sua área podem ajudá-lo a entender quais experiências o colocarão no top 10% e se tornará um especialista. Entreviste esses líderes para saber quais experiências irão construir sua excelência funcional. As entrevistas fornecerão a matéria-prima para criar uma relação de experiências pessoais a buscar.
  • Identifique especialistas dentro e fora de sua empresa. Entreviste os melhores da sua área, não apenas os melhores da sua empresa. Se você quer ser um diretor financeiro, identifique cinco deles que você admira ou que são bem-conceituados em seu setor. Por exemplo, se o seu objetivo é ser excelente na fase inicial de pesquisa e desenvolvimento do ramo farmacêutico, é o mesmo processo. Encontre os líderes nas listas “melhores” do setor (melhor diretor de marketing, diretor de informações etc.), em artigos em revistas especializadas, em listas de palestrantes em conferências relevantes ou em referências de líderes de sua empresa.
  • Solicite uma entrevista. Mande um e-mail para cada líder, pedindo uma conversa informal em que eles poderão contribuir no desenvolvimento da carreira profissional.
  • Peça insights. Durante sua ligação, pergunte a eles: “Quais são as principais experiências funcionais (não necessariamente trabalho) que acredita que podem contribuir para atingir a alta performance (gerente geral, arquiteto de TI, diretor financeiro)? Ou, “Descreva o que você destacaria no currículo de alguém que é excelente em _______”. Se você estiver com problemas para obter informações de qualidade, pergunte sobre as experiências mais valiosas que tiveram em suas próprias carreiras.

 

Construa seu plano de crescimento na carreira

Revise suas anotações de entrevista e liste as experiências que seus entrevistados descreveram. Nem tudo o que você ouviu será útil; algumas informações se sobrepõem ou contradizem o que outro entrevistado disse. Seu objetivo é classificar essas informações para encontrar as poucas experiências que mais acelerarão sua carreira.

Uma experiência deve descrever um resultado comercial significativo como – abrir uma nova instalação de produção, liderar uma equipe grande ou fechar uma grande parceira de negócios. Deve englobar sua capacidade funcional ou de liderança; sua realização deve significar algo para os outros em sua área de atuação.

As experiências funcionais que você precisa para ter um alto desempenho serão exclusivas para sua profissão, mas as experiências de gerenciamento serão muito semelhantes entre as demais profissões. As experiências de gerenciamento aumentam as competências que são valiosos para todos os gerentes, independentemente de sua função. Para simplificar, você pode usar essas experiências para traçar suas metas e objetivos:

  • Experiências de ciclo de vida: Lidere em diferentes departamentos da sua empresa ou etapas de produção: uma situação de recuperação, uma startup, um ambiente estável, um mercado em desenvolvimento ou um mercado totalmente maduro.
  • Gerenciando experiências: Qualifique uma equipe de baixo rendimento, lidere uma grande equipe, gerencie uma equipe em que você tenha influência, mas não autoridade, lidere em um ambiente matricial, lidere em um ambiente altamente político.
  • Experiências geográficas: tenha experiências profissionais fora da sua zona de conforto, busque oportunidades em projetos globais.

 

Por fim, selecione de quatro a sete experiências funcionais e de três a quatro experiências de gerenciamento que você acredita que mais o beneficiarão e relacione-as em seu caminho de experiência pessoal. Sua lista deve ser focada e realista – uma fonte para referência que você usará regularmente para planejar seu crescimento, acompanhar e avaliar seu progresso.

Essa listagem de experiência pessoal equivalerá a um guia para aumentar continuamente o seu alto desempenho. Cria-lo será um dos seus melhores investimentos de tempo. Reveja o conteúdo sempre que mudar de emprego ou de empresa e, pelo menos, de seis em seis meses, para garantir que continua a ser um guia útil e atual.

Obter um crescimento profissional mais ágil não é fácil, mas é muito mais simples quando você tem clareza sobre sua origem, seu destino e a rota mais rápida e orientada a experiências entre os dois – o início e ponto de chegada. Conheça o site Clube do Trabalhador e conheça os cursos online que poderão lhe ajudar nesse processo de ascensão e busca por seus objetivos.

Espero que tenha contribuído com o seu planejamento de carreira profissional!

Até o próximo post.

Deixe uma resposta