EmpregoMercado de TrabalhoProfissão

Transformação digital e sua carreira

Transformação digital – provavelmente você já ouviu esse termo em algum lugar e sabe que está relacionado com a forte influência da tecnologia no nosso dia a dia.

É possível, por exemplo, hoje trabalhar remotamente, fazer praticamente todas as suas compras pela internet, estudar à distância,  se comunicar e relacionar por meio de dispositivos móveis e realizar várias outras tarefas digitalmente.

Com todas essas mudanças é claro que o mercado de trabalho não poderia ficar de fora. Chegou-se a um ponto em que não dá mais para desconsiderar os impactos da tecnologia no contexto profissional.

Entretanto, os resultados das empresas no mercado quanto nossas carreiras acabam sendo influenciadas pela falta de informações sobre a transformação digital por parte de muitas pessoas.

Você está preocupado com a sua vida profissional e não deseja ficar para trás?

Não desanime, siga lendo este artigo para saber exatamente o que é transformação digital e o que você pode fazer para se adequar a ela.

Afinal, o que é transformação digital?

Transformação digital é o processo de implementação de tecnologia dentro das organizações. Essa técnica serve, principalmente, para aprimorar os processos, impulsionar a produtividade e entregar o melhor produto ou serviço para o consumidor.

No entanto, a transformação digital demanda mais do que apenas digitalizar os métodos, aquisição de equipamentos de última geração e expandir os negócios para o mercado online.

Para que uma empresa realmente vivencie a transformação digital, é necessário alterar toda a cultura organizacional, incluir novas maneiras de pensar e agir e estar disposto para se reinventar constantemente.

Dessa forma, o planejamento estratégico das organizações necessita pressupor a tecnologia como parte fundamental de sua infraestrutura, além de saber como utilizá-la para melhorar a sua performance e se sobressair no mercado com soluções inovadoras e efetivamente atrativas.

Como a transformação digital influência sua vida profissional

Os profissionais precisam estar preparados para usar as tecnologias a favor da empresa

Os profissionais que não estão aptos para fazer uso das tecnologias em prol da empresa ou do seu próprio trabalho estão dando margens para ficar para trás e perder espaço no mercado.

Os recursos tecnológicos não podem ser mais vistos como um bicho de sete cabeças ou como um risco ao seu trabalho. Eles precisam ser considerados como aliados, ou seja, como uma ajuda para você desenvolver as suas funções de maneira mais assertiva e produtiva.

E pode ter certeza que, por mais que a sua carreira pareça totalmente distante da transformação digital, alguma coisa mudou ou está mudando. Em alguma situação você vai precisar se adaptar se não deseja ficar inerte.

Todos os negócios, independentemente do segmento, estão automatizando os seus processos, digitalizando os seus conhecimentos e documentos, buscando as ferramentas que a internet disponibiliza e por aí vai.

É evidente que o uso dos recursos digitais dentro dos diversos ambientes de trabalho está cada vez mais constante. Basta observar o aumento de comércio online que estão surgindo e a grande participação das marcas no ambiente virtual.

Porém, além de demandar mudanças das profissões já conhecidas, a transformação digital também é a responsável pelo surgimento de novas carreiras.

Hoje, há uma procura exponencial por profissionais que há pouco tempo não tinham tanta importância, ou as pessoas nem imaginavam que seria possível existir.

Exemplos de algumas destas carreiras:

  • Influenciador digital;
  • Professor online;
  • Desenvolvedor de aplicativos;
  • Profissional de marketing digital;
  • Administrador de mídias sociais, entre outras.

Todavia, engana-se quem acredite que apenas as pessoas que estão ingressando agora no mercado de trabalho podem trabalhar nessas recentes áreas.

Se você está insatisfeito com o que faz ou está procurando outras oportunidades, saiba que também pode se encaixar nessas novas demandas, principalmente se apresentar as habilidades e entendimento necessários para lidar com a transformação digital.

Não pare de estudar

Se existe uma coisa importante nessa vida – é estudar. Ainda mais essencial para o profissional que deseja evoluir na sua carreira e poder acompanhar todas as mudanças que a transformação digital traz consigo. Manter-se atualizado é fundamental para se destacar na área em que você atua e não ficar à merce do ‘bombardeio’ de inovações em que estamos inseridos.

Não interessa onde você vai buscar essas informações, pode ser em palestras e cursos (online e presencial), livros, postcast, pós-graduação e por aí segue a lista. O que realmente vale é estar sempre a par das novidades em todos os segmentos pertinentes a sua área de atuação. Assim, você será protagonista de mudanças e garantirá seu papel no mercado de trabalho.

Além disso, desenvolva competências ligadas à proatividade e iniciativa. Invista também nas competências interpessoais e relacionais; assim, você terá diferenciais significativos que o ajudarão a se destacar no mercado de trabalho em transformação.

Como a transformação digital pode impulsionar sua carreira

Grande parte do impulso da vida profissional ofertado como oportunidade pela transformação digital está nas novas tecnologias. Apesar disso, não se deve olhar para o futuro profissional e se posicionar apenas como um técnico em uma área especifica.

Muitas das recentes tecnologias irão poder ser administradas por inteligência artificial em um futuro próximo. Por isso, o novo profissional vai ter de assumir uma posição mais polivalente e abrangente, em que possa ter vários funções. A maioria deles será relativa à área de negócios e não de tecnologia. Ao menos é essa a tendência prevista pela consultoria Gartner.

Existem diversos exemplos de como as novas tecnologias vão modificar os negócios. Carros autônomos, impressão 3D, robótica na logística, chatbots para atuar no atendimento, internet das coisas, realidades virtual e aumentada e computação cognitiva são alguns dos exemplos.

Ainda assim, essas aplicações precisam viabilizar mercados, bem como atender necessidades, comportamentos do consumidor, regulamentações estatais e outras demandas que precisam muito mais de novos modelos de negócio do que da experiência na utilização dessas tecnologias — já que essas habilidades são requisitos técnicos.

É necessário desenvolver a habilidade e o conhecimento para enfrentar o desafio da transformação digital

As necessidades essenciais continuam sendo atender às expectativas de acionistas, manter crescimentos sustentável e lucrativo e, principalmente, entregar valor superior para o cliente. Por isso, impulsionar a carreira depende de desenvolver a habilidade e o conhecimento para enfrentar o desafio de incorporar as novas tecnologias como ferramentas úteis para produzir diferencial competitivo e influenciar o futuro.

Cargos como as de direção de design, gerente de desenvolvimento e analista de dados têm sido abertos em várias empresas. O desafio desses profissionais é influenciar a cultura das organizações de forma a intensificar a transformação digital — e o primeiro passo é desmistificá-la.

Entender como a transformação digital pode impulsionar sua carreira envolve compreender o contexto da realidade atual, como ela pode ser no futuro, como os negócios estão posicionados e quais são as possibilidades de qualificação.

Até o próximo post!

Fonte:

Deixe uma resposta