Cursos do ClubeProdutividade

Saiba como fazer uma apresentação profissional usando o PowerPoint

Neste artigo mostraremos como criar uma apresentação de slides em PPT, utilizando os principais recursos que o Microsoft PowerPoint tem. O programa é um excelente recurso para criar apresentações acadêmicas, ou mesmo profissionais.

Porém, para começar a fazer slides alguns passos devem ser seguidos para garantir uma aparência de impacto. O que ocorre é que muitas pessoas acabam se enrolando em alguns comandos e perde tempo para estruturar os slides. Para fugir disso, neste texto você vai aprender os passos essenciais para criar uma apresentação simples e prática no PowerPoint. Confira!

1. Escolha o tema do template

Ao abrir o PowerPoint, clique em Design para escolher o template ideal para sua apresentação.

As opções de temas aparecerão na barra de ferramentas e você pode clicar em cada uma delas para visualizar como o conteúdo se adapta ao template.

No canto direito superior, é possível personalizar outros detalhes do template como cores, fontes, estilos e tamanhos. Basta clicar em Variantes e Personalizar para explorar as opções existentes. Esse recurso do PowerPoint pode te ajudar, inclusive, na elaboração de livros digitais.

 

2. Crie um título atrativo

Insira na caixa de texto o título que determinou para sua apresentação. Não se preocupe com o tamanho da fonte e tipo de letra, você pode alterá-las quando quiser.

Depois de inserir o título, vai para a aba “Página inicial”. Aqui, você terá muitas opções, como escolher o layout do próximo slide a ser inserido na sua apresentação.

Para fazer a transição entre os slides, clique em “Animações”. Escolha a opção que mais agrada você.  Recomenda-se definir o mesmo efeito para todos os slides, selecione “Aplicar a todos”.

Como você pode ver na imagem abaixo:

 

3. Adicionando outros elementos

Você pode adicionar elementos gráficos, imagens, vídeos e muito mais nos seus slides.

Para ampliar os recursos na sua apresentação, você pode adicionar outros elementos à capa. Dentre eles, o logo da empresa, formas e desenhos sobre o que você vai apresentar.

Se quiser deixar a apresentação com uma cara mais autoral, pode incluir imagens que você mesmo elaborou. Fazendo um curso de Illustrator CC, vai ser possível criar desenhos, peças gráficas e logotipos com aquele toque de design digital.

 

4. Dê preferência para tópicos

Já ouviu aquele ditado “menos é mais”? Quando o assunto é o Power Point, essa é uma verdade quase absoluta. Uma excelente dica que eu posso te dar é sempre que possível usar textos curtos e objetivos. Além disso, aproveite o design para deixar as informações mais relevantes destacadas de alguma forma.

Veja um exemplo de uma apresentação que não destaca o que é mais relevante para a empresa. Olhando rápido, fica difícil entender o que é importante e o que não é. No final das contas, esse tipo de slide possui frases longas, muitos parágrafos e nenhum destaque.

 

Na imagem ao lado, fica mais evidente os pontos relevantes do texto e o melhor, de forma clara e objetiva para todos conseguirem entender sua mensagem.

 

5. Atenção ao design

Você não precisa ser um mestre do design para reconhecer a diferença entre um slide em ppt feio e uma apresentação em Power Point profissional. Alguns pequenos cuidados já podem ser suficientes para conseguir resultados excelentes.

  • Tamanho das fontes deve ser legível – teste antes se necessário
  • Cuidado com tipos de fontes ruins como Times New Roman e Comic Sans – se for para ficar no básico, prefira Arial e Calibri
  • Cuidado com transições de slides animadas – evite especialmente explosões e transições muito bruscas
  • Use pouca informação por slide – lembre-se de destacar o que for mais importante
  • Utilize imagens em alta resolução – cuidado com fotos de baixa resolução ou pequenas demais para expandir

Caso você mesmo não consiga ter esse cuidado com o design, eu recomendo que você busque exemplos para download gratuito na internet, que tem uma série de slides preparados com um design bem bacana.

 

6. Mantenha um padrão

O padrão dos seus slides vão ser responsáveis por não gerar um estranhamento no seu público ao mudar de um slide para outro. Esse padrão normalmente consiste em alguns itens mais importantes:

  • Cores
  • Fonte
  • Ícones

A ideia é que todos os slides que você desenvolva utilizem esse mesmo padrão, assim você consegue uma regularidade e não gera estranheza para ninguém. Essa é a melhor forma de ter uma apresentação em power point profissional. Veja dois exemplos de slides dessa mesma apresentação. A fonte continua sempre a mesma e o uso das cores varia de acordo com o interesse e objetivo do slide.

 

 

7. Use imagens que falam por si só

Muitas vezes as imagens podem falar muito mais do que qualquer palavra, tópico ou frase que você coloque no seu ppt. De maneira visual elas entram na mente dos seus ouvintes e fazem com que sua apresentação ganhe sentido. Ela é a essência do ditado “Show, don’t tell” (Mostre, não conte).

Veja um exemplo de uma imagem representando o medo de falar em público para alunos de um curso de oratória:

Para chegar no resultado e ter uma apresentação em power point profissional é necessário encontrar essas imagens. Para isso eu separei algumas opções de bancos de imagens gratuitos que podem te ajudar:

 

8. Busque inspiração

Todas as dicas que foram dadas aqui são essenciais, mas pode ser que você precise de uma ajudinha. Afinal de contas, fazer tudo do zero dá um trabalho gigante e pode ser desmotivador. Nesse sentido sempre vale a pena recorrer ao bom e velho Google e aos tutoriais no youtube de como fazer apresentações em PowerPoint. Veja:

Espero que essas oito dicas te ajudem a chegar em um patamar de profissionalismo muito melhor do que os seus slides tinham antes de você ler esse post. Se você quiser conhecer um pouco mais de apresentações com um design matador, recomendo que você clique aqui.

Até o próximo post!

 

Deixe uma resposta