AudiovisualCursos do ClubeProfissão

Os benefícios de usar o Adobe Illustrator

O Adobe Illustrator (AI) é um recurso de edição de gráficos vetoriais na forma de uma oficina de arte que trabalha em uma prancheta, conhecida como “mesa de trabalho” e destina-se à criação artística de desenho e pintura para ilustração.

A ferramenta Adobe Illustrator é destinada a profissionais da área de Web Designer e afins, que por sua vez, está cada vez mais concorrido. Para iniciar seu caminho como designer, um dos programas que você deve conhecer e saber como lidar é o Illustrator, já que é a ferramenta mais útil para fazer seus projetos.

A função mais conhecida do Illustrator é o design de imagens vetoriais, isto é, de imagens cujo tamanho pode ser ampliado ou reduzido sem interferir na qualidade. Atualmente, ele faz parte da família Adobe Creative Cloud e sua principal e único papel é a criação de material gráfico altamente ilustrativo profissional baseado na produção de objetos matemáticos chamados vetores. Assim, você conhece todos os benefícios deste programa bem conhecido?

Vejamos a seguir alguns deles:

Compatibilidade

O Illustrator pode ser ajustado com os sistemas operacionais WINDOWS e MAC, possibilitando maior aplicabilidade, para que você possa usá-lo em qualquer máquina. Há o aplicativo Android “Adobe Illustrator Draw”, onde pode fazer desenhos vetoriais em qualquer Smartphone Android e depois transferi-los para o PC.

Permite importar formatos como SWF, JPEG, PSD, PNG e TIIF, entre outros.

Praticidade

O Illustrator tem um painel muito bem organizado. Disponibiliza recursos para criar polígonos e formulários livres; seleção para manipular objetos na mesa de trabalho; ferramenta manual que permite mover-se livremente pela mesa de trabalho sem usar a rolagem.

E destaca-se a usabilidade da ferramenta caneta, onde pode-se projetar qualquer figura.

Ilustrações, Gráficos e Logos

Pelo fato de ser um software que trabalha com imagens vetoriais (imagens formadas por cálculos matemáticos em vez de pixels), o Illustrator é hoje o programa padrão para esse tipo de trabalho.

Ele permite criar ilustrações, gráficos, logos e muito mais para ser utilizado em qualquer tamanho e mídia.

Design para Web e Mobile

Web design responsivo – Com o Illustrator CC, você não está limitado a uma resolução específica. Você pode criar várias pranchetas (uma por página) em um único arquivo do Illustrator para ilustrar como a página da Web deve responder a diferentes resoluções de tela. Combinado com o Edge Reflow CC, o Illustrator permite um poderoso fluxo de trabalho para web designers responsivos.

Prototipagem – Devido à sua abordagem modular de trabalhar com texto e símbolos, o Illustrator CC pode ajudar a aumentar sua produtividade como web designer. O modo de dimensionamento de 9 partes é um recurso importante para prototipagem de componentes de interface do usuário e layouts de aplicativos.

Design plano – A tendência atual no design da web é limpa e minimalista, e o Illustrator fornece um ambiente ideal para desenhar formas e experimentar cores e fontes da web.

Desenvolvendo layouts com adobe illustrator

Interatividade

Falando sobre a parte de layouts, toda interface é feita para interação com o usuário. Esse contato pode ser feito também no Illustrator através da linguagem JavaScript, ativadas no painel Interatividade SVG.

SVG é o formato de vetor para web, admitindo que os usuários tenham sempre ilustrações vetoriais na qualidade original, não implicando no tamanho da tela e nem deixando o arquivo mais carregado por isso (pelo contrário, são bem leves).

Animações

No Illustrator também podemos criar animações em nossos documentos. Uma das maneiras de executar essa animação é criando camadas separadas para cada “frame” da animação.

Ou seja, todos os quadros, em camadas separadas, quando forem salvos em um SWF (formato de exportação do Flash), irão executar o movimento.

Crie gifs com o Adobe Illustrator

Unir ilustrações para combinar caminhos

Você pode mesclar objetos para criar e distribuir formas uniformemente entre dois objetos. Você também pode unir dois caminhos abertos para criar uma transição suave entre objetos ou mesclar composições de cores e objetos para criar transições de cores na forma de um determinado objeto.

Entendendo o Adobe Illustrator

Perante as informações colocadas até aqui e todas as demais que estão disponíveis na internet, há pessoas que ainda tem dificuldades de efetivamente aprender a usar o software.

Isso se deve ao fato de que, mesmo com uma ampla quantidade de vídeo aulas, artigos e tutoriais disponíveis, dificilmente você encontrará um conteúdo completo, desde a introdução ao programa até técnicas mais complexas.

Por isso, muitos que desejam aprender a utilizar o Illustrator precisam “garimpar” conteúdos de qualidade e juntá-los como se fossem peças de um quebra-cabeças.

Frente a esse dilema, a plataforma Clube do Trabalhador possui o curso Illustrator CC, um curso completo 100% online, com 60 aulas e material complementar que estarão disponíveis para você por um ano. O curso conta também com exercícios práticos, onde demonstrações de como executar cada ação.

Conheça mais sobre o Illustrator CC clicando aqui, onde você poderá assistir a uma aula do curso e conferir todo o conteúdo dos módulos.