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Melhore sua performance em vendas

Quer melhorar sua performance nas vendas? Apresentaremos neste post dicas sensacionais — e muito simples — de como ser um bom vendedor e alcançar a meta.

Existe uma variedade de aspectos e domínio de algumas técnicas para aqueles que desejam se tornar um ótimo vendedor. Além disso, as virtudes deste profissional são muitas, que iremos apresentar em seguida, juntamente com um roteiro de técnicas de venda que podem fazer de você um vendedor ainda melhor.

Hoje, os vendedores se tornaram um verdadeiro diferencial competitivo de enorme relevância para as empresas. Não é à toa que alguns são disputados no mercado. Quando bem preparados e qualificados, efetivamente podem fazer a diferença na hora de fechar uma venda. Quer saber como ser um bom vendedor e bater a meta todo mês? Então veja algumas dicas práticas de como chegar lá!

 

Tenha informações a respeito de seu possível lead

No caso de vendas B2C, busque o máximo de informações possíveis sobre a empresa e o comprador. Sobre a empresa, normalmente é mais fácil de obter. Pesquise no site, por exemplo. É muito importante estar ciente da situação da empresa no mercado e seu poder de barganha.

Além disso, antecipe-se à reunião e já descubra as possíveis soluções que sua empresa pode ofertar a outra, apresentando alternativas, preços, condições de financiamento e o máximo de dados que puder levar para evitar ter que consultar alguém e ter que remarcar a reunião por não estar preparado.

Conheça e entenda também a pessoa com quem vai conversar. Seu estilo de negociação, seu jeito de ser, suas preferências pessoais, posição na empresa, relações familiares, nível econômico entre outros.

Tais dados podem auxiliar não só a ordenar seu discurso e argumentos de venda, como também gerar ganchos para uma boa conversa, construindo compreensão e promovendo o rapport. Se não conhecer o comprador pessoalmente de outras ocasiões, procure em mídias sociais ou tente achar informações com colegas de trabalho.

 

Se inspire nas experiências de outros vendedores

Não se intimide para pedir ajuda e aproveitar as oportunidades que você tiver de ter o seu trabalho facilitado. Por isso, use toda a ajuda disponível.

Por exemplo, escolha boas técnicas de vendas que o tornem mais produtivo e ajudem a aumentar a eficiência do seu processo.

Além disso, observe vendedores mais experientes e peça conselhos quando for apropriado. Mesmo ações que parecem pequenas certamente vão fazer a diferença e irão lhe dar subsídios para se tornar um profissional mais completo e confiante.

 

Compreenda seu produto em todos os aspectos

Nenhum cliente confia em um vendedor que não tem segurança no produto que está ofertando e pior ainda é o caso de quem ao menos sabe do que está falando.

Por isso, faça questão de conhecer cada detalhe do produto ou serviço que vende, pois isso é essencial para passar confiança aos clientes.

Aprender sobre todos os aspectos, funcionalidades e características do produto ou serviço é fundamental tanto para responder a dúvidas que a pessoa possa apresentar quanto para oferecer dicas valiosas de como ela pode solucionar uma dor ou o valor agregado que pode proporcionar ao lead.

 

Aprenda técnicas para identificar cada tipo de cliente

Se conhecer o produto é importante, entender como o cliente age e pensa não fica atrás, pois isso lhe proporciona uma situação favorável, com algumas vantagens.

Uma delas é a oportunidade de personalizar melhor a sua abordagem e focar nos pontos de maior interesse para a pessoa, fazendo com que ela se sinta mais confortável para prosseguir com a negociação.

Conhecer o consumidor envolve responder algumas perguntas: quais são os motivos que o levariam a comprar de você? Quais seriam alguns obstáculos que poderiam dificultar o acordo?

O bom vendedor é capaz de identificar o tipo de cliente e suas características.

 

Seja empático

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar de outros, e é crucial que você saiba como fazer isso para aprender como ser um bom vendedor.

Ninguém gosta de lidar com uma pessoa que só pensa em vender, vender e vender e não identifica as necessidades do cliente. Um bom profissional é capaz de levar em consideração do consumidor na hora de ofertar seu produto. É por isso que o Clube do Trabalhador preparou um curso online voltado para você que já trabalha com vendas ou que está iniciando neste ramo, para que assim, possa vender valor e persuadir (no bom sentido) o consumidor que seu produto ou serviço é o melhor para atender aos anseios dele.

Por outro lado, por se esforçar em entender os motivos que levam o cliente a não fechar negócio, você conseguirá encontrar soluções e respostas melhores, e oferecer acordos que sejam bons para ambas as partes.

 

Seja mais persuasivo

Como já mencionado no item acima, a persuasão, ou seja, o poder de convencer as pessoas, é uma arte que vai transformar da água para o vinho o seu potencial de vendas.

Pensando bem, podemos dizer que na maioria das vezes o cliente deseja ser convencido. Isso significa que ela encontrou a oferta ideal, que se encaixa nas suas necessidades.

A boa notícia é que a persuasão pode ser aprendida. Então, se concentre a cada dia em técnicas que o ajudem a ser mais persuasivo, o que vai te levar a conseguir acordos mais vantajosos. As referidas técnicas você pode conhecer, aprender e colocar em prática fazendo o curso online ‘Persuasão em Vendas’.

 

Honestidade vale ouro …. Pratique

Você pode tentar convencer seu cliente a adquirir seu produto ou serviço, mas precisa ser muito honesto com as pessoas em relação a todos os aspectos que permeiam o ato da venda. É fato que a profissão de vendedor ainda possui um resquício desagradável por conta das más práticas que muitos insistem em seguir.

Uma delas envolve a ideia de que para vender bastante é preciso enganar os clientes e fazê-los comprar mais do que realmente precisam, ou em alguns casos até adquirir um produto que não será de ajuda alguma.

Não tenha esse comportamento: seja honesto com todos os clientes, mesmo que isso lhe custe algumas vendas.

O resultado será que os clientes que realmente atrair serão mais leais e acabarão até atuando como promotores do seu trabalho.

Seja sempre honesto com seu cliente.

 

Pratique a escuta ativa

Não seja aquele vendedor que fala sem parar, que parece um trem desgovernado e sem freio, na ilusória tentativa de impressionar o cliente ou vencê-lo pelo cansaço. Essa tática até pode funcionar com algumas pessoas, mas não é um bom modelo a seguir.

Mais importante é aprender a ouvir o que os clientes têm a dizer. Ouça atentamente suas dúvidas, problemas, objetivos e então responda com algo relevante, enaltecendo que seu produto poderá auxiliar na solução de problemas e também trará vantagens ao consumidor.

Esse tipo de gesto cria uma identificação profunda com o cliente, que surtirá efeito quando chegar a hora dele decidir.

É preciso saber ouvir o que o cliente deseja.

 

Busque o sucesso dos seus clientes

Um vendedor comum trabalha pela venda, mas um profissional diferenciado vai além disso, e visa o sucesso dos clientes. Por quê?

O raciocínio é bem simples: o sucesso do seu cliente é também o seu sucesso, então à medida que ele conquistar bons resultados com o produto que você vendeu, a tendência é que continue comprando. Qual melhor propaganda do que um cliente fiel e satisfeito com seu trabalho e produto? Até o presente momento desconheço algo que tenha mais efeito positivo do que consumidor feliz.

Mais ainda, é possível criar casos de sucesso ou pedir depoimentos que serão muito úteis como provas sociais em seu site ou em negociações futuras.

 

Tenha foco também no pós-venda

Talvez você imagina que o pós-venda não se enquadra tão bem no papel do vendedor, já que deve ser realizado por outro profissional.

Entretanto, não é bem dessa forma. Inclusive, pensando de forma prática, um pós-venda bem feito pode resultar em vendas futuras, então está diretamente ligado à fidelização.

Sendo assim, todo vendedor que se preze deve procurar sempre fidelizar seus clientes, já que isso facilita o seu trabalho no futuro e aumenta suas chances de bater (ou ultrapassar) as metas. Tudo isso adotando ações simples, como: ligação ou e-mail para o cliente perguntando se o produto está atendendo as necessidades, se está cumprindo o que foi proposto e etc.

 

Dica bônus – Esteja sempre bem capacitado

Algo fundamental a destacar é que mesmo depois de se tornar um bom vendedor não há espaço para acomodação. Não existe técnica infalível ou método que funcione para sempre.

Com isso em mente, continue atento ao que acontece no mercado e busque formas de continuar relevante com o passar do tempo. Como fazer isso?

Acompanhe blogs de vendas, baixe materiais que enriqueçam o seu conhecimento no assunto, aprenda com erros passados e com o que outros estão fazendo de novo, busque por qualificação profissional de qualidade.

Agora você já sabe como ser um bom vendedor, basta colocar em prática essas sugestões, conhecer o curso online ‘Persuasão em Vendas’ do Clube do Trabalhador e continuar atento a tudo que puder melhorar com o objetivo de fechar mais vendas. Lembre-se de que leva tempo até desenvolver bem todas essas habilidades, mas a prática leva a excelência!

Até o próximo post!

 

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