Cursos do ClubeMercado de TrabalhoProdutividade

Excel – Porque você deve aprender

A ferramenta Excel perante as transformações digitais não perdeu sua usualidade e importância.

As transformações digitais estão ocorrendo cada vez mais rápidas, hoje nos encontramos no que é chamado de indústria 4.0, com vários recursos para auxiliar o trabalho das empresas. E nesse cenário, temos o Excel como uma recurso ainda muito usada, independentemente da área do segmento.

Trata-se de um recurso para a elaboração de gráficos, execução de diversos cálculos matemáticos, entre outras funções.

Saber usá-lo é um diferencial para carreira profissional e pessoal, sendo isso um dos principais motivos para apostar os estudos na aprendizagem desse recurso. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, aquele que domina o Excel seguramente sairá na frente e conquistará as melhores oportunidades.

Dessa forma, neste post, vamos apresentar as principais razões para se aprender Excel. Boa leitura!

1 – É uma ferramenta universal

O Excel é simplesmente o software mais utilizado em todo mundo, mais de 90% das empresas usam ativamente esse aplicativo. Isto é, praticamente todas as empresas utilizam dessa ferramenta para otimizar e organizar o trabalho, o que vai demandar que os colaboradores saibam usá-lo para realizar as suas tarefas.

Um setor que esse aplicativo é mais usado é na área de finanças, uma vez que nesse setor é necessário elaborar planilhas com relatórios com muita frequência. Contudo, não acredite que só grandes empresas vão trabalhar com esse recurso, pois com o auxílio do Excel as organizações de pequeno e médio porte, como padarias, escolas e restaurantes também podem organizar os seus trabalhos.

2- É bem mais que planilhas

Muitas pessoas acreditam que o sistema de Excel é de fácil aprendizado, pois se resume ao trabalho com planilhas. Entretanto, isso não é verdade, pois esse software tem inúmeros recursos, sendo muito mais do que apenas simples planilhas. Para ser mais específico, o Excel pode ser determinado como uma ferramenta de resolução de problemas com uma infinidade de possibilidades de tarefas.

Com o Excel existe a possibilidade de lidar com dados de textos, automatizar cálculos e tarefas, controle de estoque e muito mais. Isso sem se esquecer dos cálculos avançados que você realiza por meio das suas configurações. A criação de planilhas, apesar de ser uma função importante, não é o único objetivo para você utilizar esse software.

3- Suporte na análise de grande volume de dados

Outro motivo para você aprender Excel é o fato dessa ferramenta colaborar na verificação de enorme quantia de dados. Isso porque, na atualidade, as organizações estão dispondo da oportunidade de coletar mais informações para elaboração de estratégias que potencializem o processo de venda e apresentem melhores resultados para as instituições.

Com esse recurso, você pode sintetizar os resultados de uma pesquisa, organizar os dados e reunir as informações para atender às suas descobertas e determinar a visualização dessas informações em gráficos didáticos com o objetivo de simplificar a apresentação.

São inúmeras formas de usar os recursos apontados no Excel a fim de analisar grandes quantidades de dados, inclusive resultados estatísticos.

4 – Melhora a performance das atividades dentro de uma empresa

Além de auxiliar na análise de dados, o software também otimiza as atividades dentro de uma empresa. Isso é extremamente importante para a época de resseção econômica na qual vivemos, uma vez que a competição de mercado está mais acirrada, sendo fundamental impulsionar a produtividade para ganhar espaço e obter sucesso.

Com o Excel é possível compreender os dados e contar com os recursos do bloco de notas analítico. Além disso, o software organiza orçamentos, planeja finanças e calcula as despesas para simplificar o trabalho das empresas e evitar prejuízos com a perda dessas informações. Para isso, são necessários profissionais que conheçam as funções básicas e avançadas do programa a fim de otimizar as atividades do cotidiano.

Entretanto, os benefícios para o mundo empresarial não se limitam por aí, já que a ferramenta tem várias funções para a realização de cálculos complexos, que proporcionam resultados incontestáveis. Assim, evitam-se inúmeros erros que uma pessoa poderia cometer no seu trabalho diário, contribuindo para a execução das suas tarefas.

5- Diferencial na contratação

Você deseja estar um passo à frente na hora de realizar a entrevista de emprego? Saiba que além dos benefícios operacionais do Excel como ferramenta de trabalho, também proporciona benefícios que vão ajudar você a conquistar as melhores vagas de emprego. Isso porque fazer um curso de Excel vai enriquecer o seu currículo.

Porém, as organizações entendem que é a partir da realização de cursos que teremos profissionais qualificados e capacitados para melhor desenvolver as tarefas. Como dito antes, as empresas estão mais exigentes e buscam a comprovação das informações descritas no currículo por meio de diplomas e certificados. Dessa forma, é bom estar ciente que não é suficiente apenas conhecer algumas funções do programa sem ter feito nenhum curso que ateste o seu conhecimento.

Por isso, demore para se capacitar, pois aprender Excel agregar valor a sua carreira profissional e traz um diferencial competitivo na entrevista de emprego, uma vez que ele é utilizado em quase todas as áreas de atuação. Sem esquecer de mencionar que, para alguns setores, como logística e venda, conhecer o programa é um pré-requisito para os processos seletivos.

Aprender Excel agregar valor a sua carreira profissional

6 – Eleva as possibilidades de crescimento na carreira

Por fim e não menos importante, outra razão para você aprender Excel é que ele aumenta as chances de obter uma promoção no trabalho. Ter domínio para criar gráficos e resolver cálculos matemáticos por meio desse aplicativo certamente é algo positivo para a sua carreira e colabora para que os gestores atestem o seu esforço.

Essa habilidade chama a atenção dos gestores, uma vez que eles reconhecem ser esse domínio essencial para um profissional. Desse modo, você vai ter pela frente uma série de oportunidades com aumento de salário e melhores cargos à sua disposição. Cabe a você demonstrar dedicação e vontade de se atualizar para não ficar para trás diante das novidades que aparecerão.

Portanto, neste post, abordamos sobre algumas das razões para se aprender Excel. Esta trata-se de uma ferramenta muito utilizada por todas as áreas, e, por isso, tê-la como diferencial curricular é um dos principais motivos para investir nos estudos. Vale destacar a importância de sempre buscar desenvolver novas habilidades e conhecer novas ferramentas para se destacar no mercado de trabalho.

Se você gostou do nosso texto, leia sobre as 10 funções do Excel para utilizar no trabalho e continue se qualificando.

Até o próximo post!

Fonte:

Deixe uma resposta