EmpreendedorismoMarketing Digital

Como Criar Seu Curso Online

A ideia de  como criar seu um curso online surge no contexto do avanço da Internet a cada dia no Brasil, em termos de qualidade, velocidade e preço, mais e mais pessoas estão procurando cursos online. Como uma grande aliada às mais diversas instituições que buscam ampliar os seus serviços oferecidos, além de conseguirem escalar seu negócio de maneira eficiente e oferecer cursos para um número infinitamente maior de pessoas, aumentando bastante a receita do negócio como um todo como consequência.

O Clube do Trabalhador tem um programa exclusivo de desenvolvimento de treinamentos junto com parceiros para a oferta de cursos online. Assim que você percebe que domina um assunto e está pronto para ensinar a outras pessoas, você pode começar a procurar por quem são aquelas referências no tema que você agora está buscando abordar, reconhecendo que elas têm maior experiência do que você e que podem fortalecer seu conhecimento antes mesmo de começar efetivamente a criar um curso online.

Muito além disso, existem também muitas pessoas que veem no ensino online uma oportunidade única de começar a empreender um negócio próprio, visto as facilidades que encontram nesse processo e o baixo investimento encontrado em relação a outros tipos de investimentos diversos. Essa é uma afirmação embasada nos dados sobre o mercado EAD, o qual está em franca expansão.

O avanço tecnológico mudou bastante a forma como as pessoas se relacionam entre si e o processo de educação também foi muito afetado. Isso fica evidente ao perceber que cada vez mais o ensino online tem ganhado inúmeros adeptos.

Pensando nisso, para ajudar você a criar seu curso online de forma planejada, organizada e eficiente, este artigo tem a intenção de servir como um guia simples com etapas que você deve percorrer para que esse processo de criação de cursos online se dê da melhor maneira possível, e para que você não cometa possíveis erros apenas por falta de informações.

1- Planejamento

O primeiro passo para que você consiga criar seu curso online diz respeito à etapa de planejamento da produção dos seus cursos. Aqui, você precisa considerar todos os possíveis custos envolvidos na produção de conteúdo EAD, além de estruturar todos os tópicos que deverão estar contidos em suas videoaulas.

Estipule também um tempo que seja adequado à explicação do conteúdo de forma completa, sem faltar detalhes e nem ficar cansativo. A média de tempo ideal para deixar seu aluno interessado no conteúdo é de:

  • 10 minutos para informações curtas, menos densas e pouco aprofundadas;
  • 30 minutos para teorias e demonstrações de práticas de uma forma mais simples e;
  • 60 minutos para teorias mais densas, demonstrações de cases e exemplos completos.

Para que isso seja possível, primeiramente é necessário que você analise a fundo o mercado em que o seu negócio EAD está inserido, os seus alunos em potencial e também seus concorrentes para que você consiga trabalhar de forma mais direcionada e com foco no seu público-alvo, minimizando as chances de possíveis problemas no caminho.

Além disso, é essencial que você faça uma análise completa dos seus concorrentes para avaliar como os mesmos estão atuando no mercado, quais os seus diferenciais e os seus pontos fortes e fracos, sempre pensando em usar essas informações a seu favor e criar um curso online com um diferencial competitivo e focado no que é mais relevante para seus alunos.

Nesse contexto, a etapa de planejamento é considerada uma das mais importantes para o sucesso do seu negócio de cursos online. Logo, dê a devida atenção a essa fase, estude bastante e se organize de forma inteligente e tenha certeza que isso fará a diferença para a sua Instituição de Ensino online.

2 – Produção de Conteúdo EAD

A etapa de produção de conteúdo para cursos online é, sem dúvida, o maior desafio que as pessoas encontram após decidirem iniciar a atuação de cursos EAD. Isso porque a falta de informação acaba por afetar e muito as pessoas.

Nesse sentido, além de fazer um planejamento bem estruturado e eficiente com análises sobre o mercado, concorrência e público-alvo, é importante que você conheça também como, de fato, fazer a produção de conteúdo para cursos online de forma que o mesmo se torne relevante para o seu aluno.

Dessa forma, é necessário que você tenha noção de alguns dos principais problemas encontrados, tais como: quais as melhores práticas de gravação de videoaulas, quais os melhores programas para fazer a edição dos vídeos, bem como algumas dicas simples para fazer com que as suas videoaulas se tornem um sucesso. Conhecer as respostas para essas perguntas é essencial para o seu e-learning.

É importante que você escolha estrategicamente o conteúdo a ser dado.

Um grande ponto fundamental de uma plataforma e-learning é a possibilidade total de interatividade disponível a partir de diversos recursos tecnológicos que proporcionam um excelente meio de comunicação entre um aluno, seu tutor EAD e próprio ambiente de aprendizagem online no que se refere a conteúdos, serviço em si, as etapas de conhecimento, entre outros.

Gravar videoaulas de qualidade é fundamental para que você consiga motivar e engajar alunos da melhor forma possível, além de fazer com que os mesmos absorvam cada vez melhor o conteúdo e o  conhecimento que você deseja transmitir.

Aqui é legal que você saiba que a tecnologia na educação vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e o conceito de design instrucional está cada vez mais em foco nesse sentido. Logo, é importante que você, bem como o tutor EAD, tenha noção disso na hora de fazer a produção dos seus cursos online.

3 – Escolha da plataforma e-learning

Se o seu conteúdo já está pronto, tá na hora de pensar na infraestrutura tecnológica por trás do seu projeto.

O ideal é uma plataforma que ofereça todas as funcionalidades para o ensino online.

 Para que o seu conteúdo seja raro e as pessoas queiram pagar por ele, é preciso que você tenha muita atenção quanto à segurança da plataforma que irá hospedá-lo. Afinal, se alguém encontrar um material semelhante e disponível gratuitamente, é possível que ela não pague para ter acesso ao seu.

Não pense que entramos em uma área complexa, já que o seu negócio pode não estar relacionado à tecnologia. Bem, você precisa saber que não é necessário que entenda de serviços de hospedagem, nuvem, criptografia, integração de gateways de pagamento e tantos outros termos técnicos. Hoje, existem plataformas que integram tudo isso de uma única vez e você só precisa se preocupar com o que precisa: seu conteúdo.

O ideal é que você busque no mercado uma plataforma LMS (Learning Management System) que ofereça todas as funcionalidades o ensino online demande para transmitir da melhor forma possível sua identidade e os seus ensinamentos aos seus alunos.

Para ajudar você a escolher a melhor plataforma LMS para o seu negócio EAD, indico aqui o site Clube do Trabalhador, onde você terá acesso às principais funcionalidades de uma plataforma EAD e poderá comparar todos os recursos entre os mais diversos concorrentes no mercado.

Pós venda de qualidade

O ciclo de vendas é algo que, de fato, não tem fim. Ele tem a possibilidade de recomeçar logo após a finalização da compra daquilo que você está vendendo. Até porque, você pode ter outros materiais, produtos ou serviços à venda, certo? Então, quer seja no momento de aquisição ou de término do curso, dê suporte ao seu cliente a fim de obter continuidade no relacionamento com ele. Esse suporte pode ser por meio de um e-mail de agradecimento, sugestão de  produtos suplementares ao que ele adquiriu para enriquecer ainda mais a experiência e o aprendizado, descontos em compras futuras, um questionário de satisfação ou qualquer coisa que ele se sinta valorizado por ter feito negócio com você.

Espero que você tenha gostado do artigo sobre como criar curso online e de fato ele tenha ajudado você a tirar suas dúvidas s

Dê suporte ao seu cliente a fim de obter continuidade no relacionamento com ele.

obre esse processo e faça com que você aja de forma bem estruturada em busca do seu novo projeto EAD a partir de uma solução LMS.

Trabalhe bem essas etapas para que você tenha um conhecimento cada vez mais apurado sobre como criar seu curso online de sucesso e cada vez maiores resultados no seu negócio de cursos online.

Até a próxima!

Deixe uma resposta