Cursos do ClubeInglêsProfissão

A importância do inglês para profissionais de TI

Veja aqui a importância do inglês para profissionais de TI e as demais vantagens de aprender o idioma.

Os profissionais de TI (Tecnologia da Informação) se deparam com o mercado de trabalho em contínuo crescimento e também no exterior. No entanto, é necessário que eles apresentem alguns pré-requisitos para conseguirem os cargos ofertados.

Para o profissional de TI é indispensável ter conhecimento de inglês, já que muitas empresas exigem como sendo obrigatório para a contratação e a linguagem de programação é universal, com vocabulário único.

Os profissionais de TI que buscam ter um bom salário precisam trabalhar em projetos globais ou em empresas que possuem filiais em outros países. O conhecimento profundo no idioma é indispensável nesse caso. Não há como se comunicar com os colegas e parceiros de outra forma. Nesse caso, a ausência de habilidade no idioma pode eliminar imediatamente o candidato.

Entretanto, conforme veremos ao longo deste artigo, existem outros motivos altamente relevantes para o profissional de TI dominar o inglês em termos de fala, escrita e leitura. Veja algumas delas a seguir!

1 – Uso de termos em inglês na rotina de profissionais de TI

Embora o português tenha adaptado diversos termos provenientes do inglês, como programas (software), navegadores (browsers) e disco rígido (hard disk – HD), sempre haverá momentos em que a aplicação dos termos em da língua inglesa será necessária.

Logo, não compreender o sentido dessas palavras, não ter criado o costume de escrevê-las e nem pronunciá-las pode ser um problema para desempenhar bem seu trabalho não só na área de TI.

Imagine como seria receber do líder uma série de instruções, repletas de termos em inglês, e ser obrigado a procurar ele — ou aos colegas — para entender, de fato, o que é preciso fazer? Ou até pior: agir na base do achismo.

2 – Maior diversidade de materiais e manuais em inglês

A quantia de materiais sobre TI (livros, artigos, vídeos etc.) disponíveis em inglês é bem maior que em português — por sua vez, tendo a maioria dos materiais traduzidos ou embasados nos assuntos em inglês.

Portanto, a fluência no idioma é um requisito fundamental para que profissionais de TI se mantenham atualizados e adquiram níveis mais altos de conhecimento, pois as maiores autoridades em tecnologia no mundo distribuem suas obras em inglês.

Além disso, para o profissional ter condições de contribuir efetivamente com a empresa, se faz necessário tomar conhecimento de que os próprios manuais e documentações são oficialmente lançados em inglês, ou seja, se não souber ler os materiais, logicamente ele não terá condições executar suas atividades.

3 – Mais oportunidades

A área de TI, possui altíssima demanda por profissionais ao redor do mundo, devido a aspectos como a abrangência de atividades e importância da tecnologia para o mundo corporativo.

A importância do inglês fluente possibilita conseguir um emprego no exterior, visto que o idioma é a porta de entrada para profissionais de TI independentemente do país em que se encontra.

No Canadá, por exemplo, até por ser um país que possui dois idiomas oficiais (inglês e francês), muitas empresa exigem do candidato o conhecimento em francês. Entretanto, isso apenas significa que a empresa já supõe que o candidato saiba aplicar o inglês profissionalmente — o chamado “inglês técnico”.

4 – Capacitação para certificações

As certificações tem como objetivo comprovar a aptidão do profissional e seu grau de conhecimento no uso de determinadas tecnologias, sendo assim, são extremamente importantes para os profissionais de TI para assegurar um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Contudo, tanto os materiais de estudo que fabricantes e institutos distribuem quanto os próprios exames em si são disponibilizados em inglês. Sendo assim, não ter domínio do idioma é uma barreira para a realização das provas.

Muitos materiais de estudo para certificações são publicados em inglês

5 – Aplicabilidade nas atividades de trabalho

Em áreas como desenvolvimento de software e administração de redes, as próprias atribuições dos profissionais envolvem a leitura e a escrita da língua inglesa.

Na programação, por exemplo, todas as linguagens aplicadas estão em inglês, portanto, é fundamental o domínio do idioma para compreender os códigos. O mesmo pode-se dizer das linhas de comando usadas no Linux para configurar sistemas e servidores.

Dicas de vocabulário

To analyze: analisar

Computer Engineering: Engenharia da Computação

Computer networks: redes de computadores

Computer Science: Ciência da Computação

Computing professional: profissionais da área de computação

Construct: criar

Data management: gerenciamento de dados

Digital library: biblioteca digital

Digital signature: assinatura digital

Information security: segurança da informação

Information technology audit: auditoria da tecnologia da informação

Information technology infrastructure library: biblioteca de infraestrutura da tecnologia da informação

Maintain: prestar assistência técnica

To manager: gerenciar, administrar

Metadata: metadados

To plan: planejar

Software development: desenvolvimento de softwares

Software Engineering: Engenharia de Softwares

Systems integration: integração de sistemas

Wireless networking: redes de tecnologia sem fio

Resumindo, a importância do inglês para profissionais de TI se reflete em praticamente tudo que envolve a carreira na área.  TI está ligado ao inglês.

Ficou com dúvida de como pode melhorar a sua fluência no inglês? Acesse o site do Clube do Trabalhador e conhecer melhor o curso online de Inglês para Profissionais de TI, com conteúdo totalmente focado nas suas necessidades como profissional de TI.

Se você gostou de nosso conteúdo, curta nossa Fan Pange e não fique de fora das webinars que acontecem uma vez na semana para sanar dúvidas a respeito da língua inglesa.